Motoboys na crise do coronavírus: têm trabalhado com proteção?

Na data de hoje, dia 20 de abril de 2020, motoboys saem às ruas da capital de São Paulo fazendo um “buzinaço”, protestando por melhores condições de trabalho.

Segundo declaração dos motoboys, no momento atual de crise do novo coronavírus, ocasião em que deveriam ser valorizados, por estarem na linha de frente na guerra contra o coronavírus e protegendo muitas famílias ,estão se sentindo escravizados.

Alegam que ganham em média 15 reais para percorrer 10 KM, com grande risco de contaminação dos próprios e de seus familiares,sendo que as condições de trabalho só pioraram com a crise.

O Ministério Público do Trabalho (MPT) emitiu a Nota Técnica nº 01/2020, no dia 18 de março que determina às empresas de transporte de passageiros e de transporte de mercadorias, que funcionam por plataformas digitais, a distribuição de produtos e equipamentos necessários à proteção e desinfecção. A norma deixa claro que é obrigação das empresas “providenciar espaços para a higienização de veículos, bem como credenciar serviços de higienização, e, no caso de veículos locados, buscar negociar a higienização junto às locadoras, sem ônus para os trabalhadores.”

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *